Do alto do forte

Do alto do forte

Um dos locais de que mais gosto em Setúbal é o Castelo de São Filipe. E gosto, não só pela vista que este lugar oferece – a de um rio que se perde de vista e a de uma cidade que o observa – mas também pelas suas cores ténues e pela serenidade envolvente. Ainda que seja um local turístico e com um número de visitantes elevado, a sua atmosfera favorece o sossego e a contemplação. É fácil deixarmo-nos perder por muitos dos seus históricos recantos quer porque nos apaixonamos pelas vistas sob a baía de Setúbal, quer porque nos aproximamos de uma parede em pedra que convida à fotografia, quer porque nos deixamos levar pelos barcos que atravessam o rio. Na verdade, todo o espaço é bonito pelo seu próprio enquadramento e com as obras de conservação a que tem sido sujeito é, hoje em dia, um lugar que não deve ser preterido quando se passeia pela cidade.

Esta fortaleza, construída no séc.XVI, apresenta uma planta irregular poligonal, em estrela de seis pontas, com seis baluartes, e em acentuado declive sobre o mar, encontrado-se protegida pelo lado Norte por uma segunda linha amuralhada. O espaço interior, que originalmente incluía a Casa do Governador e demais edifícios militares, foi substancialmente transformado tendo dado lugar a uma das Pousadas de Portugal, após um violento incêndio, ocorrido em 1868, ter destruído praticamente todas as estruturas interiores. A referida pousada foi entretanto encerrada no final de 2014, devido a problemas de instabilidade da encosta, estando prevista a sua reabertura depois das obras de intervenção no local. Enquanto tal não sucede já é possível usufruir da sua esplanada, de localização privilegiada e decoração mimosa.

Aliás, sentar-me na esplanada enquanto tomo uma bebida, fria ou quente consoante o tempo trazido pela estação do ano, ao mesmo tempo que folheio um livro ou que ponho a conversa em dia, é, para mim, uma fórmula perfeita para cumprimentar as manhãs. Seguir atentamente as palavras que adornam as páginas de um bom romance, intercalando com o olhar sobre a imensidão que se projecta no horizonte é, de forma incontestável, uma lufada de alegria.  

Também a pequena capela que surge ao cimo, do lado esquerdo, de quem sobe as escadas principais do castelo, é um bálsamo para quem gosta de detalhes. De influência barroca e integralmente revestida por azulejos da autoria de Policarpo de Oliveira Bernardes datados de 1736 representando parte da vida de S. Filipe, e quase intactos nos dias de hoje, esta igreja de pequena dimensão aguça a curiosidade de quem por ela passa. Um breve olhar chega para rever todo o seu espaço mas somente a atenção devida permitirá observar o detalhe que abunda nas suas paredes.

Ao castelo não faltam atributos. Palco de celebrações, é um espaço de eleição e de contemplação de beleza, de riqueza histórica e de encontros entre os naturais da cidade e aqueles que a visitam e entre os sons da serra e os que chegam do mar. Se algo de menos bom lhe tivéssemos que apontar seria com certeza a despedida.

 

Como lá chegar:

Virando na última rua à direita do lado poente da Avenida Luísa Todi, o castelo dista cerca de 1Km da cidade e basta seguir as indicações para lá chegar. Tem parque de estacionamento.

A que horas chegar:

O castelo está aberto das 10h à meia-noite todos os dias com excepção da segunda-feira em que encerra.

Sugestões do que fazer:

Perder-se de amores pela vista de Setúbal e sua baía, pela península de Tróia e pela Arrábida

Aproveitar o pôr-do-sol para captar a luz mágica do entardecer sobre o parque Urbano da Albarquel e sobre os barcos que passeiam no rio

Beber um moscatel enquanto prepara o itinerário para o dia ou enquanto revê as emoções sentidas na sua estada na cidade do Sado

Apreciar o filme sobre a cidade disponibilizado à entrada do Castelo

Fica por perto e também merece uma visita:

Parque Urbano da Albarquel (2Km: 30 min pé; 6 min carro)

Praia da Saúde (1,6Km: 20 min pé; 5 min carro)

Lota de Setúbal- Av. José Mourinho (1,6Km: 20 min pé; 5 min carro)

Doca dos pescadores-  Av. José Mourinho (1,7 Km: 19 min pé; 5 min carro)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: