Setúbal, cidade de água

Setúbal, cidade de água

Estar perto do mar é facilmente sentido como algo que traz serenidade, relaxamento, contemplação e todo um conjunto de estados de espírito que nos devolvem a paz interior e nos aumentam a capacidade de apreciar a beleza da natureza. São aliás vários os estudos que demonstram que estar perto da água tem impacto ao nível da saúde e do bem-estar nomeadamente na capacidade de nos fazer recuperar dos efeitos negativos do stress do quotidiano. Uma das possíveis explicações consiste no facto de ambientes menos exigentes em termos de estímulos serem facilitadores do processo de recuperação da fadiga.

A afinidade que o ser humano tem com a água é quase intuitiva. Basta ver imagens daquilo que são considerados paraísos na terra para facilmente perceber que o elemento água se encontra quase sempre presente neste imaginário. Os espaços azuis (o nome que se dá aos espaços com água em contraponto aos espaços verdes) fazem as delícias da criatividade quando se trata de pensar em destinos de férias.

Setúbal, sendo uma cidade privilegiada na sua posição geográfica, com uma baía resultante de um abraço perfeito entre mar e rio, tem uma proximidade fácil com a água. Com o estuário do rio a proporcionar marés mais calmas e abrigos para diversificadas espécies de aves e o oceano a simbolizar a bravura das correntes e a força das ondas enfeitadas de espuma, esta dualidade oferece ainda mais carácter a uma cidade bonita e repleta de potencial ainda por explorar. Alguns estudos demonstram,claramente, os efeitos do movimento das águas nos indivíduos revelando que as mais calmas favorecem actividades mais passivas como conversar, observar, relaxar enquanto as mais agitadas promovem actividades mais animadas como a prática de desportos. Setúbal tem isto tudo de forma natural e abençoada pela conjugação perfeita da natureza. É imperativo tirar o máximo partido dos atributos desta cidade fazendo dela um espaço catalisador de bem-estar e de recuperação de energias. Numa cidade com uma fonte de água tão expressiva,  tem de ser fácil conviver, sorrir, passear, brincar e conectar-se com a natureza.

Nos últimos anos, Setúbal tem vindo a virar-se para o seu rio, através da criação de infra-estruturas orientadas para a contemplação da enorme mancha azul do Sado e da revitalização de espaços que, apesar de já estarem perto do mar, pouco aproveitavam a influência desta vizinhança. Há contudo, ainda muito mais por fazer na enorme linha que encosta a terra ao mar para que se possa falar de um verdadeiro encontro entre a visão do mar e o conforto que resulta dessa proximidade.

Ainda assim, Setúbal é uma cidade com enorme potencial para facilitar a reposição do stock de emoções positivas. Com locais preparados para um agradável passeio junto ao rio, ou esplanadas que permitem relaxar apreciando a paisagem,  apostar num momento do dia a contemplar o mar é garantir que se lhe dá o melhor dos desfechos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: