A origem do nome

A origem do nome

O Bairro Salgado é um bairro localizado no centro de Setúbal. Com a passagem de vila a cidade, em 1860, e com o aparecimento do comboio, Setúbal conheceu a modernidade e uma crescente actividade industrial que deu lugar a uma burguesia endinheirada que passou a querer viver nos bairros finos da cidade.  O Bairro Salgado passou a albergar essas famílias abastadas para as quais foram construídas moradias de Arte Nova ostentando o sucesso da cidade na altura. Contudo, apesar de na sua génese estar um período áureo da cidade, o abandono que assolou este bairro anos mais tarde, tornou-se evidente nas suas ruas e fachadas que se tornaram despidas e degradadas.  Hoje em dia tem vindo a recuperar a sua beleza assistindo-se à reabilitação de muitas das suas moradias e ao aproveitamento de alguns espaços para o comércio e serviços.

Apesar da sua bonita traça e localização, o nome deste blogue não nasceu motivado pela minha eventual predilecção por este bairro ou porque, de alguma forma, me identifique mais com este local. Nada disso. Este bairro e todos os outros da cidade de Setúbal partilham o contributo para a história da cidade e para a sua dinâmica social e cultural. Todos apresentam as suas particularidades e ocupam um lugar insubstituível na vida da cidade. São, por isso, pares na importância que têm junto da mesma.

Ainda assim, a graciosidade e sonoridade da sua denominação ditaram a escolha do seu nome para ser emprestado ao deste blogue já que aqui se pretende dar a conhecer Setúbal.  Por outro lado, o sal é um elemento de forte simbolismo e intrinsecamente ligado com a cidade.  Deste modo, de entre todos os nomes com os quais poderia apelidar este espaço, escolhi este: Bairro Salgado.

Por aqui, Setúbal estará no palco.

 

%d bloggers like this: